Presidente do TRE-PI participa do lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação

Presidente do TRE-PI participa do lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, participou na última semana de eventos do Judiciário em Brasília. Na quarta-feira (28), o Desembargador Paes Landim esteve presente na2ª Reunião Preparatória para o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participaram também da reunião, o Diretor-Geral do TRE-PI, Geraldo Mota; o Juiz Auxiliar da Presidência e Corregedoria do TRE-PI, Ítalo Castro; o servidor Marcelo Augusto Maia e o Secretário Judiciário, João José Rodrigues Alves.

 

E na última sexta-feira (30), o Presidente do TRE-PI participou, a convite da Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Rosa Weber, do lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação que atuará em parceria com partidos, agências de checagem e entidades que atuam em defesa da segurança na internet. O acordo para o combate à Desinformação, as conhecidas popularmente como Fake News foi assinado por 34 instituições dentre partidos políticos e entidades públicas e privadas.

 

Além da presidente do TSE, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, também participou da cerimônia de lançamento. O presidente do TRE-PI vê o programa de forma positiva em especial nas Eleições de 2020. “A Justiça Eleitoral, se antecipa ao combate daquilo que popularmente ficou conhecido como 'Fake News' nas eleições municipais. Esse é um programa ousado, de grande porte, que reúne órgãos públicos e entidades privadas, além de partidos políticos, muitos deles de grande expressão. No sentido de que essas forças sociais, essas forças políticas se reúnam em torno desse objetivo a fim de garantir a informação correta e verdadeira nas eleições co o objetivo de garantir a lisura do pleito eleitoral", avalia o Desembargador Paes Landim.

 

Durante o evento foi assinada nesta sexta-feira (30) a Portaria n° 664 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu a composição do grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação. A assinatura ocorreu logo após o lançamento da iniciativa, durante reunião da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, com os presidentes, vice-presidentes e corregedores eleitorais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

 

O grupo será composto por sete membros, sendo quatro indicados pela Presidência do TSE – devendo um desses estar lotado na Assessoria de Comunicação – e um indicado pela Vice-Presidência do Tribunal, além dos presidentes do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do Colégio de Corregedores Eleitorais (Coleprecor).

 

 

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 

Siga nossas redes sociais @trepiaui

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido