TSE lança programa Minuto da Checagem

Material será veiculado uma vez por mês no canal do TSE no YouTube. Objetivo é mostrar ao eleitor a importância de checar as informações antes de compartilhá-las

O Núcleo de Rádio e TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última sexta-feira (4), o programa Minuto da Checagem. O objetivo é explicar para os eleitores a importância de verificar, antes de compartilhar, a veracidade das informações recebidas ou acessadas em redes sociais, aplicativos de celular e sites.

O Minuto da Checagem, que tem a duração aproximada de um minuto, será veiculado uma vez por mês no canal da Corte Eleitoral no YouTube e também no intervalo da programação da TV Justiça e das demais 500 emissoras parceiras que retransmitem a programação audiovisual da Assessoria de Comunicação do TSE.

A edição deste mês vai explicar que a desinformação pode vir de todos os lados, até mesmo de um familiar, por exemplo. Por isso, é importante ficar com o radar ligado e desconfiar de tudo o que receber nos aplicativos de celular e nas redes sociais, bem como das notícias veiculadas pela internet que pareçam estranhas demais para ser verdade.

Na dúvida, não compartilhe!

O programa é mais uma ação do TSE para combater a desinformação no âmbito do processo eleitoral brasileiro, que foi um dos grandes problemas enfrentados pelo Tribunal durante as Eleições Gerais de 2018, na medida em que levantou suspeições em relação à segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica.

 

Fonte: TSE

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-Pi mantém sentença do juiz da 15ª Zona que julgou como não prestadas as contas do PHS.

Em sessão realizada na manhã desta segunda-feira(14), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a unanimidade e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira manteve a sentença do juiz da 15ª Zona Eleitoral de Bom Jesus-PI, Élvio Ibson Barreto de Souza Coutinho que julgou como não prestadas as contas do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Diretório Municipal de Redenção do Gurguéia-PI referente ao exercício financeiro de 2016 (Recurso Eleitoral nº 0600460-64.2019.6.18.0000).