TRE-PI reforça campanha Novembro Azul entre servidores

Na manhã desta quinta-feira (14), servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE - PI) aderiram à causa da campanha Novembro Azul, vestindo a cor alusiva ao mês. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Entenda o Novembro Azul

O “Novembro Azul” consiste em uma campanha realizada por diversas entidades durante o mês de novembro e que propõe conscientizar a população, em especial, os homens sobre a importância de se voltar para os cuidados acerca das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A divulgação da campanha pretende desmistificar e incentivar o exame de prevenção ao câncer de próstata.

Câncer de próstata

Nos homens, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no Brasil e também o segundo tipo mais frequente após o câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, entre os fatores que podem aumentar esse tipo de câncer estão idade - nove em cada dez diagnósticos são de homens acima de 55 anos -, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.


O diagnóstico do câncer de próstata ocorre através de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Já a prevenção acontece, entre outras medidas, pela prática de bons hábitos como alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e prática de atividade física. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar é fundamental.

 

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social TRE-PI

Últimas notícias postadas

Recentes