TRE-PI realiza evento teste de PJe – Zonas Eleitorais

O PJe é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável

TRE-PI realiza evento teste de PJe – Zonas Eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã desta quinta-feira (06), a abertura do evento teste do Processo Judicial Eletrônico (PJe) Zonas Eleitorais. Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor-Geral, Geraldo Mota Filho e o Juiz Auxiliar da Presidência, Ítalo Márcio Gurgel.

O evento, que acontece entre os dias 6 e 7 de junho, é uma iniciativa da Secretaria Judiciária do TRE-PI e tem como objetivo capacitar servidores dos cartórios eleitorais da capital, a fim de promover o contato inicial com o novo sistema, dando suporte e esclarecendo dúvidas dos participantes, tudo isso com vistas a otimizar e aperfeiçoar o sistema.

Sobre o sistema

A Justiça Eleitoral (JE) implementará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as 2.645 zonas eleitorais do país até o fim de 2019. A Portaria TSE nº 344/2019 – assinada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber – torna obrigatória a utilização do sistema para proposição e tramitação de todos os processos no âmbito da JE já a partir da primeira instância. A Portaria também determina o cronograma de implementação da ferramenta em todas as zonas eleitorais do país.

O PJe é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. Ele vem sendo implantado gradualmente na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE. Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas, na medida em que o sistema passou a ser utilizado também pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em 2019, será a vez da primeira instância.

A meta é que até o fim de agosto todas as zonas eleitorais das capitais dos estados, onde as conexões com a Internet são mais eficientes, já estejam operando o sistema.

 

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI e TSE, com adaptação.

Siga nossas redes sociais @trepiaui

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Icone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido