Site Resultado das Eleições disponibiliza informações detalhadas de votos no 1º turno

Eleiçoes 2018

O site Resultado das Eleições, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), já disponibilizou o resultado do 1º turno das Eleições Gerais de 2018. Disponível desde o dia 12 de setembro deste ano, a página conta com informações referentes as eleições anteriores a partir do pleito de 2010.

O site pode ser acessado pelo público em geral e seu objetivo é possibilitar o acesso rápido e fácil ao resultado de todas as eleições. A página também disponibiliza informações sobre a quantidade de votos nulos, votos nominais, votos brancos, percentuais de comparecimento, percentuais de abstenção, além do voto de cada candidato por seção dentro das zonas eleitorais e dos municípios.

Dividido em duas seções específicas, a primeira disponibiliza as informações de forma simplificada ao público e a segunda é constituída por uma base de dados que pode ser utilizada por outros sites, aplicativos e programadores que ao ter acesso aos dados brutos poderão construir sua própria aplicação e fornecer essas informações de maneira direta.

O chefe da Seção de Logística e Informações, Paulo Calland, explica o que o público pode fazer caso não encontre determinadas informações: “Criamos um site específico para disponibilização dos dados referentes as eleições dentro do nosso estado. Para as eleições até 1996 temos todos os dados já informatizados. Mas para as eleições anteriores não temos todos os dados de uma maneira tão específica, porque eles foram resgate de documentos históricos que foram feitos. Uma consulta que não esteja abrangida pelo site, qualquer pessoa da população pode requisitar os dados e o tribunal fornecerá os dados”, afirma.

A página Resultado das Eleições é permanente e pode ser acessada através do endereço: resultadoeleicoes.tre-pi.jus.br ou clicando aqui.

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiauí
ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí