EJE prepara Agentes de Cidadania do Projeto Cidadania na Escola

O objetivo do projeto é levar discussões sobre direito eleitoral, política e cidadania aos alunos de ensino médio e fundamental das escolas

EJE prepara Agentes de Cidadania do Projeto Cidadania na Escola
A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (EJE/TRE-PI) promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), a capacitação dos alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) selecionados para atuar como Agentes de Cidadania na execução da terceira edição projeto institucional "Cidadania na Escola".

Os estudantes selecionados assistiram aula motivacional ministrada pelo Juiz Paulo Roberto de Araújo Barros, vice-diretor da EJE. Em seguida, receberam informações técnicas necessárias à execução do referido Projeto e sobre os métodos de segurança e funcionamento das urnas eletrônicas, por intermédio do Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Rosemberg Maia.

De acordo com a professora Deborah Dettmam Matos, do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, o projeto tem como objetivo levar discussões sobre direito eleitoral, política e cidadania aos alunos de ensino médio e fundamental das escolas. “O projeto tenta abordar um conteúdo, que, normalmente, o jovem eleitor não tem contato nas escolas. Queremos permitir que o jovem eleitor possa ter um conteúdo mínimo e uma concepção básica a respeito dos direitos políticos e compreenda como funciona o processo político eleitoral brasileiro”, explica.

O projeto será executado nas escolas públicas de ensino médio e fundamental de Teresina. A primeira palestra será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no dia 17 de outubro de 2018.

A iniciativa foi elogiada pelos estudantes. “O projeto tem importância singular pois é uma iniciativa que ajuda na transparência do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral”, disse Mayara Regina, 22 anos, estudante do quarto período de Direito da UFPI.

Além desse projeto, a EJE/TRE-PI disponibiliza às escolas pública e privadas da Capital a possibilidade de solicitarem a realização de palestras sobre a temática democracia, cidadania e eleições, com a realização de eleição simulada e visitas guiadas de estudantes à sede do TRE/PI.

 

Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido