Desembargador Sebastião Martins destaca a importância do título digital.

Esta nova versão já pode ser utilizada nas eleições gerais deste ano.

Foto do Des. Sebastião Ribeiro Martins, Corregedor Regional Eleitoral do Piauí
Des. Sebastião Martins

Em entrevistas concedidas a jornalistas o Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, Corregedor Regional Eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) destacou a importância dessa nova tecnologia desenvolvida pela Justiça Eleitoral que permite ao eleitor por meio de um aplicativo acessar uma via digital do seu título no smartphone ou tablet.

A versão digital do título de eleitor (E-título) é uma novidade em relação à via tradicional, impressa. O documento tem a foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização. Ele também tem um QR Code para a validação na zona eleitoral.

O Desembargador Sebastião Martins afirmou que a nova versão já pode ser utilizada nas eleições gerais deste ano. “O eleitor que possui identificação biométrica poderá apresentar o título eleitoral pelo celular na hora de votar, em substituição ao título eleitoral físico”. disse o Desembargador aos jornalistas.

Ele informou ainda, que por meio do aplicativo, o eleitor também poderá ter acesso a informações sobre a situação eleitoral e o seu local de votação. “É uma importante iniciativa do TRE do Acre que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora segue para todo o país. Certamente será mais uma comodidade para o eleitor”, completou Sebastião Martins.

Ele esclareceu também, que quanto ao aspecto sustentável, o E-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel e trará ainda economia perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

“No estado do Piauí já existem 10.361 eleitores utilizando esta ferramenta”, finalizou o Desembargador.

 

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido