Desembargador Paes Landim participou do Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral nas Mídias Sociais em Cuiabá (MT).

O referido Fórum irá produzir e publicar um documento em benefício da coletividade.

Foto referente ao Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral nas Mídias Sociais
Fórum Nacional

O Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) esteve presente no “Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral nas Mídias Sociais” promovido pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL) como forma de combater às fake news (notícias falsas) na propaganda eleitoral das eleições deste ano. O evento aconteceu em Cuiabá nos dias 1º e 02 de março no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Acompanharam o presidente do TRE-PI na viagem a Cuiabá os servidores do TRE-PI: Dra. Núbia Fontenele de Carvalho Cordeiro, Diretora Geral; o Dr. Anderson Lima Cavalcante, Secretário de Tecnologia da Informação e o Dr. João José Rodrigues Alves, Coordenador de Jurisprudência e Documentação.

No encerramento do Fórum, o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil e do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal, ressaltou que desde o início ele havia pensado em um evento que permitisse a troca de experiências, mas que também se traduzisse em um produto prático em benefício da sociedade. "Todos nós estamos aqui custeados com recursos públicos que precisam ser devolvidos à sociedade em forma de serviços de qualidade. A produção desse documento é importante, pois iremos publicá-lo para que seja uma ferramenta útil aos juízes da propaganda eleitoral de todo o país, em benefício de todos".

Ele disse que esse evento começou a ser organizado em dezembro passado e que só pôde ser realizado agora porque era necessário alinhar as agendas dos participantes. "Tivemos a preocupação de trazer para o Fórum Nacional os melhores profissionais do país, que estão desenvolvendo trabalhos nessa área", pontuou o desembargador Márcio Vidal.

Ele também esclareceu os motivos que levaram o COPTREL a realizar um evento fechado, apenas para os magistrados, promotores eleitorais, Polícia Federal, Abin e servidores da Justiça Eleitoral. Os magistrados que atuam como juízes auxiliares da propaganda eleitoral nos tribunais são altamente preparados para a função, do ponto de vista jurídico. Contudo, boa parte dos juízes da propaganda, presidentes de tribunais e corregedores, desconhecem os meandros das mídias sociais e os mecanismos utilizados por empresas especialistas em gerar e impulsionar as fake news, inclusive com uso de robôs.

Sabemos que isso existe, sabemos que os políticos fazem uso dessa prática maléfica para a democracia, então precisávamos absorver mais conhecimentos técnicos nessa área. Por isso acreditamos que este Fórum Nacional tenha sido uma reunião ampliada de trabalho, voltada para a troca de experiências. Esperamos que o Fórum Nacional tenha sido um evento onde todos possam ter tirado suas dúvidas sobre esse tema".

 

Fonte: Serv. de Imp. e Comunicação Social do TRE-PI com informações do TRE-MT

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido