TRE-PI aprimora processos para cumprir novos requisitos do Selo Justiça em Números

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí foi agraciado com o Selo Justiça em Números Prata na edição de 2018. O Selo Justiça em Números visa ao reconhecimento dos Tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais. Além do requisito básico de encaminhamento adequado das informações constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), com atenção aos prazos de preenchimento e à consistência dos dados, também foram avaliados outros itens, tais como: nível de informatização do Tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação. Os requisitos são avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


O TRE-PI, assim como os demais tribunais brasileiros, foram obrigatoriamente avaliados em 19 itens. A pontuação deste tribunal foi de 100% em 11 itens, 5 não se aplicam às nossas atividades, e houve perda de pontos na avaliação em apenas três pontos. São eles:

O que se refere à capacidade de extrair a movimentação analítica processual com base no Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do CNJ, onde pontuamos 35,1 de um máximo de 200 pontos. A aplicação do questionário publicado pelo Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ, pontuando em 15 dos 25 pontos possíveis. E por fim, o percentual de novos Casos Eletrônicos, onde não alcançamos os 25 pontos aplicáveis à categoria, uma vez que o percentual de casos novos eletrônicos neste TRE-PI foi apontado pelo CNJ como menor que 10%.

O diretor-geral do TRE-PI, Geraldo Mota, afirma que as inconsistências foram detectadas e que está sendo realizado um trabalho conjunto com a Assessoria de Planejamento e demais setores do tribunal para imediata melhoria dos processos.



Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

Siga nossas redes sociais: @trepiaui

Últimas notícias postadas

Recentes