TRE-PI julga improcedente Representação contra o Governador Wellington Dias

Matéria referente julgamento Governador do Piauí

Foto vista aérea do novo edifício sede do TRE-PI
Edifício sede do TRE-PI

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (28) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a unanimidade, julgou improcedente a Representação nº 23-14.2015.6.18.0000 proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo Procurador Regional Eleitoral da época, Dr. Kelston Pinheiro Lages que pedia a cassação dos diplomas do governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) e da vice-governadora, Margarete de Castro Coelho (PP). O relator do processo foi o Juiz Federal, Daniel Santos Rocha Sobral.

No processo o governador, Wellington Dias foi acusado de arrecadação e gastos ilícitos na campanha das eleições de 2014 por ter usado, durante esse período, recursos de origem não identificada e que não transitaram na conta específica de campanha, configurando assim “caixa dois” e tendo a seu favor, a existência de um esquema de cooptação de líderes políticos municipais para angariar ilicitamente votos em prol da sua candidatura ao governo do estado, com proporcionalidade lesiva suficiente para desigualar o pleito.

Segundo as denúncias, Paulo Fernando de Sousa foi preso em flagrante delito em razão de ter apresentado Carteira Nacional de Habilitação falsa a policiais rodoviários em Barreiras-BA, quando conduzia um veículo de Brasília-DF para o Piauí, sendo que embaixo do banco traseiro do carro foi encontrada a vultosa quantia em espécie de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais).

Na oportunidade, o motorista se encontrava em companhia de Leonel Dias de Araújo e de José Martinho Ferreira de Araújo, tendo esse último assumido a propriedade do veículo e dos valores encontrados embaixo do banco, mais não soube explicar a origem do dinheiro, afirmando apenas que os recursos seriam destinados à compra de terras de seu pai em São Miguel do Fidalgo-PI.

O MPE aduziu ser público e notório que José Martinho Ferreira de Araújo, filho do outro passageiro, é primo e apoiador político do governador, Wellington Dias e que o mesmo ocupa cargo em comissão de Motorista do Senado Federal, com lotação e exercício no gabinete de Wellington Dias quando Senador da República.

Para o relator do processo as provas acerca do envolvimento dos representados nas irregularidades acima mencionadas pelo MPE são deveras frágeis para demonstrar a ligação entres eles e a aplicação irregular de recursos durante a campanha nas eleições de 2014.

Quem desejar ter acesso as pautas de julgamentos basta entrar no site do TRE-PI na internet. O endereço eletrônico é www.tre-pi.jus.br/Pautas e Atas das Sessões.

 

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido