Dez livros serão lançados na Feira Literária do TRE-PI

Dez livros serão lançados na Feira Literária do TRE-PI

tre-pi-feira-literaria-cineas

Durante os dias 13, 14 e 15 deste mês de dezembro, serão lançados 10 livros de autores piauienses na I Feira Literária do TRE-PI. Amanhã, às 10 hs, serão lançados Cambalhotas pra ninguém, de Cineas Santos, e Ajuste de Contas, de Wallery Giscar Desten, servidor do TRE-PI.

 

Na quinta-feira, também às 10 hs, será a vez de Guilherme Muller e a Invenção Visual de Teresina, de Paulo Gutemberg, e O Voto para Presidente no Brasil - 1989 a 2010: Condicionantes e Fatores Explicativos, organizado pelo professor Kleber de Deus. Na sexta-feira (15), às 10 hs, serão lançados Publicidade Subliminar na Internet: Identificação e Responsabilização nas Relações de Consumo, de Dante Ponte de Brito, e Broad Side: a Propaganda Vista por Dois Lados, de Breno Brito.

 

Além do lançamento dos livros a I Feira Literária do TRE-PI contará com quatro grandes palestras. Nessa quarta-feira teremos, às 9 hs, O processo de Edição de Livros no Piauí, pelo Prof. Cinéas Santos e, às 11 hs, Amor e Poesia nas Redes Sociais, com Alexandre Noleto, e na quinta-feira, às 9 hs, “Renato Castelo Branco e a Renovação da Literatura Piauiense”, pelo prof. Dilson Lages. Já na sexta-feira (15), o escritor Eneas Barros ministrará a palestra “O processo de criação literária”.

A Feira Literária do TRE-PI quer criar um espaço livre de aproximação entre autores e leitores, difundindo escritores e suas obras, e assim estimular o hábito de leitura. Os visitantes poderão ainda ver a exposição fotográfica “Paisagens do Piauí”, de Aureliano Müller, conferir o stand da Livraria Entrelivros, e se entreter com a expoisção “Amor e Poesia nas Redes Sociais”, e uma mostra de livros novos e de valor histórico na Biblioteca.

O evento tem apoio da Associação dos Servidores da Justiça Eleitoral no Piauí - ASJEPI.

Veja os currículos dos escritores e palestrantes:

 

Cineas Santos é piauiense de Campo Formoso,sertão do Caracol.Professor,editor e produtor cultural,vive em Teresina desde 1965. Publicou,entre outros, os livros: As despesas do envelhecer; Cacos de mim e Cambalhotas pra ninguém (crônicas). Pétalas (poemas); O menino que descobriu as palavras; Abc da ecologia e Trem da vida (infantis). No momento,preside o Conselho Estadual de cultura do Piauí.

O livro Cambalhotas pra ninguém consta de um punhado de crônicas simples, líricas,despretensiosas.

 

 

ENEAS DO RÊGO BARROS nasceu em Teresina (1954). Formou-se em Ciências Econômicas (UFPI). Especializou-se em Planejamento e Administração do Turismo pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Fez o curso Jornalismo e Marketing na Universidade de Nebraska-Lincoln, Estados Unidos. Implantou o primeiro Curso de Bacharelado em Turismo do Estado do Piauí e foi coordenador e professor durante oito anos. Atualmente, é Coordenador Especial de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura de Teresina; Assessor de Marketing para a cadeia de restaurantes Favorito; colunista de Cultura e Turismo

da revista Cidade Verde; e escritor, tendo a seguinte produção literária. Publicou os romances históricos Parabélum (2008), Macauã (2008), O Turco e o Cinzelador (2009) e O Escravo e o Senhor da Parnahiba (2016); o romance policial 15:50 (2010); as biografias Nonon, o Menino da Lagoa Grande (2012); Ocílio Pereira do Lago, o Homem Múltiplo (2013); O Mistério das Bonecas de Porcelana – romance, maio de 2015; e o livro reportagem O Boato (2017).

 

 

Paulo Gutemberg. Nasceu em Oeiras/PI (1964). Formado em Direito e História pela UFPI. Especialista em Comunicação Institucional e mestre em História do Brasil (UFPI). Foi Pesquisador da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí–CEPRO. Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Fotógrafo,  desde meados dos anos 1980, em Teresina-PI, onde foi repórter fotográfico, editor de fotografia, jornalista e assessor de comunicação social. Foi professor substituto de história (UFPI) e de fotojornalismo (FSA). Colaborou em jornais e revistas culturais publicando crítica e ensaios históricos e fotográficos. Realizou e participou de exposições fotográficas em Teresina, Brasília e Fortaleza. Autor dos livros: Teresina (2004); História e Identidade: as narrativas da piauiensidade (2010); Docas do Mucuripe (2010), em parceria com Sérgio Carvalho, e Guilherme Müller e a invenção visual de Teresina. É Presidente da Fundação José Medeiros. Em 2015 foi contemplado com o Prêmio Nacional Marc Ferrez de Fotografia.  

Breno Brito é ocupante da Cadeira nº 5 da Academia Parnaibana de Letras. Possui graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Marketing e mestrado em Letras pela UFPI. Começou a atuar no mercado publicitário no ano de 2000 como free-lancer e posteriormente trabalhou em agências de propaganda como redator e diretor de criação. De 2005 a 2007 escreveu a coluna Broadside, publicada o Jornal O Dia. Em 2008 a coluna transformou-se em um blog do portal 180graus, ficando no ar até 2012. Fez parte do quadro de professores efetivos da Universidade Federal do Piauí, lecionando no curso de Comunicação Social-Jornalismo. Foi coordenador do curso de Publicidade da Faculdade AESPI, onde permanece como professor. Atualmente também trabalha no TRE na área de Artes Gráficas. Em 2011 lançou o livro: “Broadside – a propaganda vista por dois lados”, e em 2013 publicou seu segundo livro: “Da brancura à sujeira: uma análise dos discursos publicitários de Omo”.

 

Programação:

Dia 13

09:00 hs - Abertura - Des. Joaquim Santana - Presidente do TRE-PI

09:30 hs - Palestra: O processo de Edição de Livros no Piauí – Prof. Cinéas Santos

10:00 hs - Lançamento do livrode crônicas Cambalhotas pra ninguém, de Cinéas Santos, e romance policial Ajuste deContas, de Wallery Giscar Desten

11:00 hs - Palestra: Amor e Poesia nas Redes Sociais, Alexandre Noleto

Dia 14

09:00 hs - Palestra: Renato Castelo Branco e a Renovação da Literatura Piauiense - Prof. Dilson Lages

10:00 hs - Lançamento dos livros Guilherme Muller e a Invenção Visual de Teresina, de Paulo Gutemberg, e O Voto para Presidente no Brasil - 1989 a 2010, Condicionantes e Fatores Explicativos, organizado pelo Prof. Cléber de Deus

Dia 15

09:00 hs - Lançamento dos livros Publicidade Subliminar na Internet – Identificação e Responsabilização nas Relações de Consumo, de Dante Ponte de Brito, e Broad Side: a Propaganda Vista por Dois Lados, de Breno Brito

11:00 - Exposição de obras e palestra Oprocesso de criação literária, escritor Eneas Barros

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido