Primeira mulher eleita deputada estadual no Piauí realiza recadastramento biométrico

Matéria referente a primeira mulher eleita a deputada estadual no Piauí

Foto referente à primeira mulher eleita deputada estadual no Piauí
Cartório da 20ª Z.E

Aos 89 anos, a eleitora Josefina Ferreira Costa, primeira deputada estadual do Piauí e segunda do Brasil, compareceu na manhã desta quarta-feira, 09.08.17 ao Cartório Eleitoral da 20ª Zona, com sede em São João do Piauí-PI, para realizar o seu recadastramento biométrico.

Mulher vanguardista nascida em São Raimundo Nonato-PI no dia 22 de abril de 1928 foi eleita em 1970 pela Aliança Renovadora Nacional, antiga ARENA e cumpriu mandato no período de 1971 a 1974. A pedido do marido deixou a política logo após o término do mandato.

Casada com o ex-deputado e Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Raimundo Vaz da Costa Neto dona Josefina não possui mais obrigatoriedade para votar, porém, deu um belo exemplo de cidadania ao atender o chamamento da Justiça Eleitoral, a fim de que o seu título não seja cancelado.

A Chefe do Cartório Eleitoral da 20ª Zona, Camila Maria Ferro Silva, afirmou que a presença de dona Josefina no Cartório Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico foi algo que deixou ela e os colaboradores da unidade emocionados por se tratar de uma figura ilustre como a primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo piauense.

A revisão eleitoral com coleta de dados biométricos na 20ª Zona Eleitoral, que abrange também os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, João Costa, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Nova Santa Rita, que está acontecendo em regime de mutirão, se encerrará no dia 17.10.17.

 

Fonte: Cartório Eleitoral da 20ª Zona.

Últimas notícias postadas

Recentes