Segurança da urna eletrônica é tema de Seminário no TRE-PI nesta quinta-feira (22)

Segurança da urna eletrônica é tema de Seminário no TRE-PI nesta quinta-feira (22)_21.09

tre_pi_urnaeletrônica_21.09

Amanhã, quinta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai realizar Seminário sobre os mecanismos de controle do Sistema Eletrônico de Votação - SEV. O evento é aberto e voltado para candidatos, representantes de partidos políticos, juízes eleitorais, membros do Ministério Público Eleitoral (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), imprensa local e o público em geral.

Durante o Seminário, coordenado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, serão apresentados os tipos de controle que a Justiça Eleitoral oferece para a transparência do processo eleitoral, no que tange ao Sistema Eletrônico de Votação – SEV. "Em março foi dada a oportunidade para o acompanhamento do desenvolvimento dos sistemas eleitorais. No início de setembro, o TSE promoveu a cerimônia de lacração e assinatura digital e ainda temos as cerimônias de geração de mídia e preparação das urnas que estão ocorrendo. Além disso, a Justiça Eleitoral realiza a auditoria e votação paralela", explicou o secretário.

O seminário também vai abordar detalhes técnicos do SEV como a criptografia, assinatura digital e processos de transmissão de resultados. Ao falar sobre a importância do encontro, Anderson Lima destacou os esforços da Justiça Eleitoral em fortalecer os mecanismos de segurança da urna. "A urna eletrônica está completando 20 anos e, ao longo desse tempo, não houve nenhum registro de fraude comprovado que possa comprometer o sistema eletrônico de votação. A Justiça Eleitoral vem trabalhando para que esses controles sejam cada vez mais fortalecidos".

O seminário sobre os mecanismos de controle do processo eletrônico de votação será aberto pelo Presidente do TRE-PI, Des. Joaquim Santana, às 08h no auditório do Tribunal. 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido