Francisco Pires, Chefe do Cartório Eleitoral de Barras, é destaque nacional por trabalho realizado no recadastramento biométrico de eleitores

Francisco Pires, Chefe de Cartório Eleitoral de Barras, é destaque nacional por trabalho realizado no recadastramento biométrico de eleitores_26.10

tre_pi_pires_servidor_26.10

Liderança e criatividade foram os ingredientes fundamentais de uma receita de sucesso feita por Francisco Pires de Sousa, chefe da 6ª zona eleitoral do Piauí, sediada no município de Barras. Diante da necessidade de realizar o recadastramento biométrico dos eleitores da região, em 2015, Pires desenvolveu uma estratégia de atração dos eleitores que, até então, foi considerada inovadora.

Através de parcerias com instituições públicas e privadas, Francisco Pires e a equipe da 6ª zona fizeram uma verdadeira movimentação na cidade para atingir o objetivo. Uma das medidas foi a negociação com empresários locais para que os funcionários fizessem a revisão biométrica após o expediente e no próprio local de trabalho. "Essa estratégia deu muito certo e, além disso, fizemos um mutirão e andamos nas ruas, escolas, bancos e casas lotéricas com o intuito de convocar os eleitores", relatou.

Para o chefe da zona, um dos pontos altos do desenvolvimento do trabalho foi a parceria com as escolas públicas para a disponibilização de ônibus escolares no período de férias dos estudantes. "Os ônibus ajudaram bastante, pois assim conseguimos transportar eleitores dos locais mais distantes para que eles pudessem ter acesso ao recadastramento". Além dessas parcerias, a equipe conseguiu o apoio de portais, emissoras de rádio e igrejas, que contribuíram com a divulgação da revisão biométrica, e gráficas que ajudaram na impressão de informativos. Foram feitos também trabalhos descentralizados nos municípios de Boa Hora e Cabeceiras do Piauí.

De maio a outubro de 2015, a zona conseguiu recadastrar aproximadamente 90% do eleitorado e o sucesso das ações foi tão grande que Francisco Pires foi reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o recebimento de um certificado de honra ao mérito. "Fiquei muito honrado e não imaginava que estava sendo avaliado. Foi um conjunto de ações que fizemos e tive a felicidade em ter uma equipe engajada que contribuiu muito para a realização dos trabalhos."

Além de Francisco Pires, todos os servidores da 6ª zona eleitoral foram contemplados com certificados que foram entregues em março deste ano, pelo juiz Dr. Thiago Coutinho, que reconheceu o trabalho de Pires na condução da equipe.  "O Pires é um profissional diferenciado e que presta um serviço de excelência. Ele é um dos melhores e mais dedicados agentes públicos que já conheci. Todos os trabalhos que ele realiza, seja na zona ou fora dela, são feitos com amor e isso é o que o faz ser diferente. Esse é o segredo do sucesso de Pires!", disse o juiz.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido