TRE-PI lança ementário das decisões proferidas pela Corte no ano de 2015

Foto lançamento ementário das decisões da Corte em 2015
Lançamento Ementário 2015

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí lançou nesta terça-feira, 19 de abril de 2016, o EMENTÁRIO TRE-PI, que trata de síntese de decisões da corte no ano de 2015. A apresentação da referida publicação é da lavra do Des. Presidente desse egrégio tribunal, a qual transcrevemos abaixo:

A sociedade, por ser vivaz e está sempre em constantes mudanças, demanda, por conseguinte, novas conquistas, inclusive no que pertine às matérias afetas ao Judiciário. Com efeito, os cidadãos, certamente em virtude da gama de informações que hoje lhes são oportunizadas, estão cada vez mais exigentes e cônscios de seus direitos e dos respectivos meios de garanti-los.

O Direito deve acompanhar essa rápida evolução e adotar todas as medidas necessárias para assegurar o bem estar da coletividade, satisfazendo os anseios da população.

Não é demasiado registrar que, em face das abruptas mutações, as quais acontecem em uma velocidade avassaladora, é exigido, igualmente, dos julgadores que levem em consideração essas alterações ao proferirem suas decisões. Assim, além das normas, os julgados também devem se adequar aos panoramas que amiúde são modificados, impondo, com frequência, noveis interpretações e superação de entendimentos, inclusive, dos que outrora eram firmes e sedimentados.

Nessa senda, o ementário do Tribunal Eleitoral do Piauí apresenta-se de suma relevância, notadamente, porquanto oferece ao mundo jurídico uma compilação das ementas das recentes e atuais decisões deste Regional, relativas a questões eleitorais e administrativas, proferidas a partir de exaustivos debates do Colegiado, com a participação ativa do Ministério Público Eleitoral.

Deveras, este ementário é uma indispensável ferramenta de consulta rápida, eficiente e atualizada, sendo, seguramente, de vultosa valia aos operadores do direito.

Anualmente, o Regional Eleitoral Piauiense disponibiliza o ementário de seus acórdãos, com as datas de deliberação e de publicação. A iniciativa é digna de encômios, consagrando uma elogiosa prática que também reiteradamente é adotada pelos demais Tribunais.

O árduo trabalho de reunir esses arestos é realizado de forma primorosa pela Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação, que examina minudentemente e colaciona todos os julgamentos do Tribunal para a publicação do ementário.

Além das ementas das decisões, há referências às resoluções expedidas pelo Regional e ao relatório estatístico dos processos distribuídos e julgados, em total respeito aos princípios da publicidade e da transparência.

O ementário encontra-se disponível no sítio eletrônico do Tribunal, podendo ser consultado facilmente por todos os que se interessam por conhecer os recentes entendimentos proferidos pela Corte Eleitoral atuante na Capital Mafrense.

Faço votos de excelente e proveitosa leitura do ementário e que efetivamente seja bastante útil nos embates jurídicos.

                                                                              Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho

                                                                                              Presidente do TRE/PI

 

Fonte: Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação - TRE/PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido