Disque-Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), neste ano, em uma adaptação, frente às novas tecnologias de comunicação e divulgação de informações disponíveis atualmente e amplamente difundidas em toda a sociedade e diante de um novo comportamento dos cidadãos, devido a uma nova realidade mundial, batizada de ‘novo normal”, resultante de uma pandemia de saúde pública, reformulou a implantação e utilização do serviço Disque Eleições.

O Disque Eleições 2020, em sua nova formulação, tornou-se mais preciso e eficiente, sem duplicidade de atribuições com relação aos outros serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral piauiense para a mesma finalidade – ouvir o cidadão.

Este ano, o serviço estará disponível na véspera (14 e 28 de novembro) e no dia das eleições (15 e 29 de novembro – 1º e 2º Turnos), através do número 0800-086-5040.

O objetivo da medida é estimular a utilização de aplicativos desenvolvidos e patenteados pela Justiça Eleitoral para o recebimento de denúncias, como o Pardal ; o uso dos canais de informação oficial aos cidadãos, como a Ouvidoria e as Redes Sociais do TRE-PI; a economicidade de recursos públicos com redução de pagamento de horas extras a servidores plantonistas em espera por eventuais dúvidas e denúncias; e a proteção à saúde dos servidores da Justiça Eleitoral, evitando a aglomeração de pessoas em um centro de atendimento ( call center ), como ocorria no passado.

Todos os serviços prestados, em pleitos anteriores pelo Disque Eleições, serão ofertados com a mesma eficiência através dos sites da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br e www.tre-pi.jus.br). Neles estarão disponíveis a legislação (leis e resoluções) relativas às Eleições 2020, a jurisprudência – TSE/TRE-PI, os manuais e folders diversos, as estatística e evolução do eleitorado e outras informações relevantes.

As consultas e outras solicitações também poderão ser feitas através de e-mails e atendimento telefônico.

Análises internas do TRE-PI referentes aos quantitativos de atendimentos efetuados pelo serviço em 2014, 2016 e 2018 pelo canal do Disque Eleições, indicaram um acentuado decréscimo no número de demandas, devido especialmente à quantidade robusta de dados disponíveis para consulta nos sites institucionais, com normativos, jurisprudências e manuais; e uso de formulários on line para registro de demandas, disponíveis para uso em computadores fixos e ferramentas móveis como celulares.

"A Justiça Eleitoral do Piauí encontra-se cada vez mais próxima do cidadão e pronta para ouvir as suas demandas pelos diversos meios de comunicação disponibilizados", afirma o Presidente do TRE-PI, Desembargador José James.

O Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, informa que "a adaptação do Disque Eleições, neste ano, é resultado de estudos técnicos que apontaram que a melhor forma para atender as demandas surgidas no ano eleitoral seria reforçar os meios de comunicação já existentes, o que gera uma maior economicidade e eficiência na atividade desenvolvida no âmbito da Justiça Eleitoral do Piauí".


Acrescentamos que as informações que serão prestadas pelo Disque-Eleições na véspera (14 e 28 de novembro) e no dia das eleições (15 e 29 de novembro – 1º e 2º Turnos), serão restritas a situação cadastral dos eleitores e endereços das seções eleitorais.

 

Materiais

Cartaz de Aviso